-
Ao chegar na Usina, o motorista deve estacionar o caminhão antes da portaria de entrada na área demarcada (lado direito, próximo ao muro) e se dirigir a pé até a portaria portanto os seguintes documentos: CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documentos do caminhão e carretas (quando existir).
-
Na portaria são verificados os dados dos documentos, realizado o pré cadastro, fornecidas as primeiras orientações, confirmado se há agendamento para a carga e feita a entrega do cartão de acesso para entrada na área industrial.
-
Após a liberação na portaria o motorista deve seguir com o caminhão para o pátio, sempre respeitando a velocidade máxima interna de 20km/h, no pátio deve aguardar até que o funcionário da Usina vá para o local realizar o check list.
-
Com a aprovação do check list o motorista recebe a “Autorização de Carregamento”, constando as informações da carga e indicando que está liberado para carregamento.
-
O funcionário responsável pelo check list orienta o motorista sobre o momento em que deve se dirigir ao carregamento e a sequência de caminhões agendados. Independente da ordem de chegada as cargas são carregadas pela sequência de agendamentos ou disponibilidade da Usina.
-
No momento indicado o motorista deve se dirigir com o caminhão até a balança de entrada, onde é feita a pesagem da tara do caminhão e indicado o local de carregamento. O motorista deverá estar usando os EPI's indicados, sendo eles, calçado de segurança fechado, calça e camisa de mangas.
-
Após a pesagem o motorista se desloca com o caminhão até a plataforma de carregamento de etanol, onde entra pelo lado esquerdo, contornando a rotatória e parando com o caminhão no sentido da saída do carregamento.
-
Caso haja dúvidas em relação a carga é nesse momento que o motorista deve fazer a verificação, e antes de subir na plataforma de carregamento, deverá estar utilizando todos os EPI’s indicados, colocar as mãos obrigatoriamente no local de descarga de energia estática, subir na plataforma e com apoio do cinto de segurança ancorado ao sistema de trava quedas, subir no tanque do caminhão e efetuar a verificação das setas carregadas.
-
O caminhão é carregado pelo funcionário da Usina na seta indicada pela “Autorização de Carregamento”.
-
Após o carregamento é medida a temperatura do etanol para estabelecer o cálculo seta balança.
-
Caso haja dúvidas em relação a carga é nesse momento que o motorista deve fazer a verificação, subindo na plataforma de carregamento, com apoio do cinto de segurança e então efetuar a verificação das setas carregadas.
-
Com o caminhão carregado e verificado o funcionário da Usina inicia o processo de lacração para garantir a integridade do produto.
-
Com a carga lacrada o motorista se dirige novamente até a balança para coletar o peso bruto.
-
Após pesagem o motorista deve retornar com o caminhão até pátio e se dirigir a pé até a expedição, onde é emitida a Nota Fiscal Eletrônica, laudo de análise do produto e onde a transportadora envia o CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas).
-
Com todos os documentos em mãos, o motorista deixa o pátio com o caminhão e se dirige a portaria, onde deve estacionar a 10 metros do portão sem obstruir a passagem. Na portaria é feita a última verificação tanto dos documentos (Nota fiscal, laudos e CTRC) quanto da carga (lacres), após a verificação a carga é liberada para seguir viagem.
-
É obrigatório o acompanhamento do motorista em todas as etapas do processo de carregamento, qualquer dúvida, indicação ou constatação de problemas devem ser informados aos responsáveis dos setores envolvidos.
-
Não serão carregados veículos sem agendamento prévio, com qualquer divergência nos documentos ou problemas encontrados no check list.
-
O motorista conta com sala de espera com televisão, Wi-fi, sofás, mesas para refeição, bebedouros, sanitários e chuveiros.
-
A Usina NÃO conta com restaurante interno, para refeições é necessário solicitar os serviços de entrega disponíveis na sala de espera para motoristas.
-
Utilizar todos os EPI’s recomendados para a função;
-
Respeitar limites de velocidades e utilizar obrigatoriamente o cinto de segurança;
-
Estacionar em locais permitidos e manter o veículo devidamente com freio estacionário acionado e calçado.
-
Não subir em cima dos veículos sem estar devidamente ancorado em um cinto de segurança com sistema de trava-quedas. Fica proibido ficar embaixo dos veículos.
-
Em dias de tempestade procure abrigo nas edificações com cobertura da Usina, pois todas são protegidas contra descargas atmosféricas, evite locais abertos ou próximo à árvores e linhas de energia elétrica.
-
Velocidade máxima permitida em toda a área da Usina é de 20 Km/h.

-
É proibido comercializar, doar ou descartar qualquer produto residual do caminhão.

-
É proibida a entrada de acompanhantes nas dependências da empresa.

-
Todos os setores da Usina contam com lixeiras, sendo assim é expressamente proibido o descarte de qualquer resíduo em locais que não sejam as lixeiras.

-
É proibida a entrada na área industrial trajando bermuda, shorts, camiseta sem manga, camisa desabotoada, sandálias ou chinelos.

-
Os trajes para circulação na empresa devem ser: calça, calçado fechado (que garanta a segurança do indivíduo) e camisa (com manga).

-
As entradas devem ser feitas pelos acessos corretos usando o cartão de acesso para visitantes. Andar obrigatoriamente nas calçadas e faixas de pedestres

-
É proibido a circulação nas dependências da empresa que vão além dos locais necessários para a realização do serviço.

-
São proibidos alimentos de qualquer natureza nas dependências da área industrial da empresa.

-
É proibido fumar nas dependências da área industrial da empresa.

-
O não cumprimento de qualquer uma das normas e regras pode acarretar a proibição permanente da entrada na Usina.
