7.1 – Não há serviço tão importante, nem trabalho tão urgente que não possa ser feito com segurança, higiene, qualidade e respeito ao meio ambiente.
7.2 – O colaborador consciente e esclarecido é aquele que, entre seus conhecimentos, valoriza e adota também o respeito e acatamento às normas de segurança, higiene, qualidade no trabalho e respeito ao meio ambiente.
7.3 – A boa observação e o comprometimento do colaborador fazem com que ele identifique os riscos antes que se transformem em acidentes. Isto é a chamada Prevenção de Acidentes, prevenir antes que aconteça o pior.
7.4 – A disciplina é a coluna mestra de um grupo de trabalho. Sem ela não há trabalho seguro e racional em segurança do trabalho.
7.5 – A responsabilidade e bom senso do colaborador fazem com que ele erre menos e trabalhe com mais segurança.
7.6 – Qualidade hoje e sempre:
-
Qualidade é fazer certo desde a primeira vez;
-
Qualidade é o total atendimento aos requisitos dos clientes;
-
A política de Qualidade da Empresa é produzir açúcar e etanol que atenda todos os requisitos dos clientes, e isento de contaminações, melhorando assim continuamente a relação com clientes e fornecedores.
7.7 – Deve haver uma interação entre Empresa e colaborador nas aplicações das ferramentas da qualidade para garantir o cumprimento da política.
7.7.1 – As ferramentas utilizadas são:
-
5´S: (SEIRI – Senso de Utilização, SEITON – Senso de Organização, SEISO – Senso de Limpeza, SEIKETSU – Normatização, SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina), garante um alto padrão de limpeza e organização da Empresa;
-
GMP: (Boas práticas de fabricação de alimentos), garante a integridade do produto evitando contaminações pela manipulação;
HACCP provêm da sigla em inglês – Hazard Analysis and Critical Control Point – traduzida para o português como APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), garante a adequação dos equipamentos, para evitar contaminação.
7.8 – A qualidade só será atingida se houver o comprometimento de todos os envolvidos.
